De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Operação interdita sete garimpos ilegais em reserva indígena Yanomami

17/07/2012

Autor: Emmily Melo

Fonte: Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br/



A Operação do Exército Brasileiro, em parceria com a Funai, desativou sete pontos de garimpos e 23 garimpeiros foram removidos da área de proteção.


BOA VISTA - A reserva indígena Yanomami, a Noroeste de Roraima, sofreu, por mais uma vez, a prática do garimpo ilegal. A Operação Caramuru II, da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio do 7o Batalhão de Infantaria de Selva (7o BIS) em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), desarticulou no início desta semana sete pontos de garimpo.

Conforme o general Jaborandy, comandante da 1ª Brigada, a Operação iniciou no último dia 10 de julho e cobriu o eixo fluvial do rio Mucajaí e seus afluentes. Com a missão do Exército, 23 garimpeiros da reserva indígena foram retirados e conduzidos para a Polícia Federal.

No local, foram encontrados setes balsas e motores para a prática de extração ilegal, oito voadeiras, 400 gramas de ouro, motores de popa, mercúrio, armas de fogo e munição. Todos os equipamentos foram destinados a Funai e à Polícia Federal para as devidas providências.

A Operação Caramuru II encerrou neste domingo (15) e contou com uma equipe de 30 militares. Segundo o general, as ações do Exército deverão continuar nas áreas de proteção indígena.



http://www.portalamazonia.com.br/editoria/amazonia/operacao-interdita-sete-garimpos-ilegais-em-reserva-indigena-yanomami/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.