De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Fundação financia projeto indigenista Cultura

20/04/2004

Fonte: Jornal do Commercio-Manaus-AM



O professor Alcilei Neto, do povo mura, está iniciando uma outra etapa como educador, a de pesquisador-bolsista do projeto 'Os Professores Mura e a Construção de uma Política Indígena de Educação Escolar: Princípios, Processos e Práticas Pedagógicas' - uma das 12 propostas de um total de 39 que têm comunidades indígenas como espaço de investigação. Além de Neto, mais um professor e seis alunos mura vão participar do estudo, que tem o apoio da Opim (Organização dos Professores Indígenas Mura).

Esses projetos integram o Programa Jovem Cientista Amazônida, da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), lançado no ano passado, e ora em fase de desenvolvimento inicial. Cabe à fundação financiar a execução da proposta.

O programa tem o objetivo de contribuir para o aumento da competência e da produtividade científica no Estado, voltada, prioritariamente, às questões rurais e indígenas. O programa integra o eixo Ciência e Tecnologia para o Amazonas Verde, do governo estadual, por meio da SECT/AM (Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia). Visa a melhoria da qualidade de vida das populações do interior e a inclusão social de estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e de educação indígena.

O projeto 'Os Professores Mura' envolve uma ampla equipe. A coordenação é da professora - doutora em Educação -, Rosa Helena Dias da Silva, da Faculdade de Educação, da Ufam ( Universidade Federal do Amazonas). Participam também da pesquisa duas doutoras, duas mestras, três mestrandas, cinco alunas de graduação e duas professoras voluntárias.

Serviço

Informações pelo telefone 634-3389
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.