De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ministério autoriza uso da Força Nacional para retirada de não índios de Bordolândia

22/11/2012

Autor: Catarine Piccioni

Fonte: Olhar Direto - http://www.olhardireto.com.br/



O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) determinou nesta quinta-feira (22) o uso da Força Nacional de Segurança Pública em Mato Grosso para apoiar o departamento de Polícia Federal no cumprimento de decisão judicial que prevê a retirada de não índios na reserva de Bordolândia.

Em portaria publicada no "Diário Oficial da União", o ministro mencionou a "operação Xavante" e a "necessidade de garantir a segurança dos diversos órgãos e evitar conflitos entre os envolvidos na região".

Ainda conforme a portaria, a Força Nacional deve permanecer 90 dias na região, "em caráter episódico e planejado", para "preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio nas ações de prevenção e repressão de conflitos agrários, inclusive os que envolvem terras indígenas". O prazo poderá ser prorrogado.


Prorrogação

Em outra portaria, Cardozo prorrogou por mais 90 dias a permanência da Força Nacional de Segurança no estado, a pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nesse caso, o objetivo é que a Força continue dando apoio ao Ibama no que tange à "segurança dos servidores do órgão, atribuições policiais e ações de fiscalização e de combate ao desmatamento ilegal". A primeira autorização do ministro foi concedida em 30 de agosto deste ano.
Enviar para amigo Imprimir



http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Ministerio_autoriza_uso_da_Forca_Nacional_para_retirada_de_nao_indios_de_Bordolandia&id=292383
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.