De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Desocupação de terra indígena perto do fim

16/01/2013

Autor: Juliana Batista

Fonte: Fátima Missionária - http://www.fatimamissionaria.pt/



A operação de retirada de fazendeiros e trabalhadores rurais da Terra Indígena Marãiwatsédé está quase a terminar. Restam apenas cinco fazendas com gado, que aguardam a chegada de transportes para levar os animais

O processo de desocupação da Terra Indígena de Marãiwatsédé, no Brasil, atingiu os 90 por cento na última semana. Segundo Nilton Tubino, coordenador da operação, quase todas as moradias já estão vazias. «Nenhum comércio funciona no local. O hotel do distrito está fechado e só aguardamos a chegada de um camião para retirar a mobília», disse, citado pelo portal G1.

Quanto às propriedades rurais, Nilton Tubino informou que as de grande e médio porte foram desocupadas. Restam apenas cinco propriedades de criação de gado que aguardam a chegada de meios de transporte para retirar os animais. Depois de todas as pessoas abandonarem o local, será montada uma operação para retirar os postes de iluminação pública, e a rede de distribuição de água.

De acordo com a plataforma de notícias da Globo, no final da operação, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) deverá realizar uma cerimónia de entrega do território, de 165 mil hectares, para os índios xavante. Até o momento, os indígenas recebem a escolta e a proteção de uma equipa da Força Nacional de Segurança que está na aldeia.

Segundo a FUNAI, o povo xavante ocupa a área Marãiwatsédé desde a década de 1960. Nesta época, a Agropecuária Suiá Missu instalou-se na região. Em 1967, os índios foram transferidos para a Terra Indígena São Marcos, na região sul de Mato Grosso, e lá permaneceram por cerca de 40 anos.



http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=25543&sec=8
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.