De Pueblos Indígenas en Brasil
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Noticias
"A cobra continua presa" Na terra dos Yanomamis, um Parque Nacional ou mais um garimpo?
12/09/1979
Autor: João Batista de Freitas
Fonte: Jornal do Brasil - Rio de Janeiro, RJ
Documentos anexos
Se inicia com a transcrição de uma mensagens secreta transmitida pelo rádio entre garimpeiros demonstrando a expectativa de reabertura do garimpo na serra de Surucucu, local onde habitam mais 4 mil Yanomami.
A abertura do garimpo durou aproximadamente 10 meses, o transporte foi realizado por aviões e comandado pelo coronel das Forças armadas Brasileiras. por causa do garimpo de cassiterita, o aeroporto de Roraima ficou entre os 4 mais movimentados de carga do Brasil.
A notícia reconstitui a dinâmica de Roraima, sua articulação com o Estado -nacional através da circulação de minerais oriundos da extração em áreas indígenas. Ao mesmo tempo também relata as consequências que a atividade e o contato com garimpeiros deixaram aos Yanomami como a subnutrição e diversas doenças, alem de relatos de abusos sexuais. Ainda termina com a colocação do governador de Roraima negando que metade da população do estado fosse índia, e manifestando-se contrário a demarcação de uma terra indígena na fronteira nacional.
A abertura do garimpo durou aproximadamente 10 meses, o transporte foi realizado por aviões e comandado pelo coronel das Forças armadas Brasileiras. por causa do garimpo de cassiterita, o aeroporto de Roraima ficou entre os 4 mais movimentados de carga do Brasil.
A notícia reconstitui a dinâmica de Roraima, sua articulação com o Estado -nacional através da circulação de minerais oriundos da extração em áreas indígenas. Ao mesmo tempo também relata as consequências que a atividade e o contato com garimpeiros deixaram aos Yanomami como a subnutrição e diversas doenças, alem de relatos de abusos sexuais. Ainda termina com a colocação do governador de Roraima negando que metade da população do estado fosse índia, e manifestando-se contrário a demarcação de uma terra indígena na fronteira nacional.
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