De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Para salvar acordo, Índios desocupam fazenda depois de pedido de caciques

23/06/2013

Autor: Aline dos Santos

Fonte: Campo Grande News - http://www.campograndenews.com.br/



Após conversa com caciques e lideranças indígenas, o grupo que ocupou a Fazenda Água Clara em Sidrolândia na tarde de ontem (22) saiu das terras no fim da noite. De acordo com o líder Alberto Terena, de 43 anos, o grupo não sabia do acordo firmado entre autoridades, ruralistas e lideranças indígenas.

A área pertence ao produtor rural Afrânio Pereira e não há informações se o fazendeiro saiu da propriedade após a ocupação.

Alberto afirma que o grupo não chegava a 100 índios e entrou na propriedade sem comunicar os caciques. Os indígenas pertencem às aldeias Olho d'água e Água Azul.

O líder conta que quando os caciques souberam da ocupação, foram até a fazenda e conversaram com o grupo. Os índios seguiram as orientações e deixaram a Fazenda Água Clara por volta da meia noite.


Acordo - Segundo a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), o acordo e entidades ruralistas, governo do Estado, lideranças indígenas, entidades ligadas à Igreja Católica, o ministro Chefe da Casa Civil, Gilberto Carvalho, Funai e outras autoridades firmaram o acordo na última quinta-feira (20).

Na região de Sidrolândia, principalmente na região da Aldeia Buriti, já são mais de 20 invasões registradas, sendo que a fazenda Buriti, do ex-deputado Ricardo Bacha, teve sua sede incendiada e completamente destruída pelos indígenas da etnia terena, que mantém ações de invasões em diversos municípios de Mato Grosso do Sul.



http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/fazendeiros-dizem-que-so-vendem-
terras-se-pagamento-for-em-dinheiro
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.