De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Funai apreende caminhão com toras de madeira saindo da reserva Xavante em Mato Grosso
11/08/2004
Fonte: Viaecológica-Brasília-DF
Funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) apreenderam hoje (11) um caminhão com 14 toras de madeira na saída da terra indígena xavante Marãiwatsede, em Mato Grosso. O carregamento foi interceptado no posto da Funai montado para dar apoio aos xavantes que, ontem, entraram na terra, 40 anos depois de serem expulsos. A reserva estava ocupada por cerca de 400 famílias de posseiros, fazendeiros de soja e madeireiras clandestinas. O motorista do caminhão, Ricardo Aparecido Correia, contou que as árvores, de mangue, foram cortadas com motosserras a pedido do dono de uma serraria. Cada árvore tinha, em média, 11 metros e 50 anos. O administrador da Funai, Edson Benício, acha que outras apreensões deverão ser feitas nesta semana. O dono do caminhão apreendido corre o risco de perder o veículo. "O caminhão, juntamente com a madeira, está apreendido. Estamos aguardando a presença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que vai fazer a autuação e, em conseqüencia, a abertura de inquérito. Esse material retido será encaminhado à Justiça que vai decidir o destino dele", disse Benício. A quarta-feira foi de festa para os índios Xavante que agora contam com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para permanecer na terra. A decisão foi tomada ontem pelo STF por unanimidade. As ocas já estão sendo feitas. São cerca de 40 famílias xavantes que terão o apoio da Funai para iniciar plantações e garantir a sustentabilidade alimentar. (Veja também www.radiobras.gov.br, www.funai.gov.br, www.greenpeace.org.br, www.mma.gov.br, www.ibama.gov.br, www.gta.org.br).
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.