De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Confúcio inaugura escola indígena em Ji-Paraná

08/08/2013

Fonte: Correio Popular - http://www.correiopopular.net



Às 15h desta quinta-feira (8), o governador Confúcio Moura inaugura uma das cinco escolas indígenas que estão sendo edificadas nas aldeias da região de Ji-Paraná, a da aldeia Paj Gap, da etnia Arara. "Nunca, na história de Ji-Paraná, um governo investiu tanto em educação e obras de infraestrutura", avalia o secretário regional de governo Romildo Pereira. Investimentos da ordem de R$ 940 mil garantirão escola aos povos Arara e Gavião.

A escola é composta por duas salas de aula, banheiros adaptados a acessibilidade, cozinha e pátio coberto. "Estamos felizes agora com escola", disse o cacique Pedro Arara, referindo à presença do governador na inauguração da escola novinha em folha.
O Governo da Cooperação está fazendo muito mais que escola indígena na região de Ji-Paraná. "Nestes dois anos e meio de mandato, as ações do governador Confúcio Moura já extrapolaram em muito as gestões anteriores", entende o secretário Romildo, ao detalhar algumas das ações na área da educação em Ji-Paraná e região.
Além das construções das cinco escolas, o governo do estado deve inaugurar, ainda este ano, uma escola no 'Padrão MEC'. O governo também garantiu o transporte escolar, por meio de convênio, mantém as estradas rurais em excelentes condições de tráfego facilitando o acesso do estudante do campo ao colégio, além de fazer as instalações elétricas dos colégios, favorecendo a instalação de ar refrigerado nas salas de aulas.
Infraestrutura
São 50 km de vias urbanas que estão recebendo asfalto usinado quente, mais conhecido como CBUQ e preparado em usina do Governo da Cooperação instalada em Ji-Paraná.
O Igarapé Pintado é outra obra estruturante que o governo de Rondônia realiza na cidade. São 1,8 km de extensão do leito do córrego que já está recebendo drenagem, canalização e urbanização dentro do programa governamental "Canais da Cidadania".

OBRAS - As próximas obras programadas pelo governo em Ji-Paraná será a pavimentação do anel viário - numa extensão de 13,5 km - e a reconstrução e ampliação da pista do aeroporto José Coleto, além da edificação do novo e moderno terminal de passageiros.

HABITAÇÃO - No campo social, o Governo da Cooperação entrega, este semestre, 593 casas populares do programa Morada Nova e projeta a construção de outras 1,5 mil unidades a partir de 2014 em parceria com a União e prefeitura.
O governo também é o responsável pela aquisição do terreno que abrigará a sede de um batalhão do Exercito Brasileiro e, ainda este ano, o Confúcio Moura deverá inaugurar o Centro de Atendimento Sócio Educativo [Case].

TRÂNSITO - O governo de Rondônia também investe no trânsito. Um convênio de repasse da ordem de R$ 2,1 mil foi assinado em favor da prefeitura para fins de sinalizar a cidade. Ainda em Ji-Paraná, o Governo da Cooperação participa e incentiva o turismo de negócios. "O jiparanaense nunca viu tanta obra do Governo do Estado em tão pouco tempo numa única gestão", avalia o estudante Anderson de Medeiros. Com informações da Assessoria.


Confúcio busca apoio de ministro na produção de pescado

(Da Redação) A comercialização da produção de pescado no estado de Rondônia para outros estados da federação, por meio de programas federais, foi uma das pautas da audiência entre o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e o governador Confúcio Moura, ocorrido na última terça-feira (6), em Brasília.
O ministro disse ter ficado maravilhado com a pujança e a riqueza do pescado em Rondônia, para ele, a produção no Estado cresceu de uma maneira vertiginosa que agora o governador busca uma alternativa para escoar essa produção. "Isso é ouro", disse o Crivella ao referir-se à grande produção de pescado de Rondônia.
"Aqui tratamos também de planos para reativar o terminal pesqueiro em parceria com o Ministério da Pesca na intenção de colocarmos no em Rondônia os recursos que visam industrializar de forma ágil esse pescado", ressaltou o ministro.
O governador Confúcio Moura disse que Rondônia precisa abrir mercados e a audiência com o ministro foi nesse sentido. Confúcio Moura falou que pretende primeiro, abastecer o mercado interno brasileiro, e o chamamento convite de empresários industriais de frigoríficos de processamentos de cortes finos de tambaqui, pirarucu e de outros peixes exóticos da Amazônia.
"O ministro é um parceiro de primeira hora, e quer incentivar Rondônia a produzir mais peixe", disse o governador, afirmando que no Plano Safra do Peixe, Rondônia é o quinto maior tomador de empréstimos dos bancos oficiais e do programa do governo federal. Acompanhou o governador na audiência, a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel. Com informações da Assessoria.

AGENDA - Cumprindo sempre sua agenda nos municípios rondonienses, nesta quinta-feira (08), o governador Confúcio Moura estará no Distrito de Nova Colina prestigiando a solenidade de inauguração da Escola Indígena Estadual Paj-Gap. Com informações da Assessoria.



http://www.correiopopular.net/LKN/headlin.php?n_id=23800&titulo=Conf%C3%BAcio%20inaugura%20escola%20ind%C3%ADgena%20em%20Ji-Paran%C3%A1
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.