De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

"Fim dos conflitos na região não depende da ação da PF"

06/11/2013

Fonte: Diário Bahia - http://www.diariobahia.com.br/



A declaração acima é do delegado da Polícia Federal, em Ilhéus, Mário Vinicius, durante uma reunião no Rotary Club


O delegado chefe da Polícia Federal em Ilhéus, Mário Vinicius Neves Lima, falou sobre os conflitos envolvendo pequenos agricultores e índios da etnia tupinambá no Sul da Bahia. A palestra aconteceu no último dia 29 de outubro, durante reunião do Rotary Club de Itabuna.

Segundo Mário Vinicius, que foi designado em janeiro para acompanhar essa questão fundiária, a Polícia Federal tem como principal missão acabar com a violência que se instalou durante a ocupação das terras.

De acordo com ele, o fim dos conflitos na região não depende da ação da PF ou da Força Nacional, que fazem a segurança na área, mas sim da Justiça, que precisa tomar decisões sobre a legalidade dos estudos antropológicos.

"Nós não temos atribuição legal para dizer quem deverá ser o dono. A nossa missão precípua é acabar com a violência, seja de que lado for. A PF, por mais que alguns não gostem, é dos brasileiros, sejam eles quais forem", disse o policial.

Logo que começaram os conflitos, a diretoria do Rotary Club de Itabuna manifestou preocupação e decidiu acompanhar todos os debates sobre o assunto, inclusive dando apoio aos membros do Rotary de Buerarema e aos produtores daquele município. O presidente da entidade, Luís Amaral, disse que a presença do delegado Mário Vinicius foi fundamental para elucidar detalhes de todo o problema vivido por agricultores e índios.

"Foi uma palestra bastante esclarecedora sobre a questão dos conflitos envolvendo produtores rurais e índios. O Dr. Mário Vinicius nos deu uma ideia de como compreender e nos portar diante desses problemas. Aqui no Rotary temos vários produtores que vivem esse dilema, e esse diálogo vai nos dar uma diretriz de agora em diante. Estamos satisfeitos com essas explicações e acredito que a grande maioria aqui presente pode tirar suas dúvidas quanto à questão das ocupações de terras pelos tupinambás. Correspondeu às nossas expectativas', concluiu Amaral.



http://www.diariobahia.com.br/noticias/politica/5269-fim-dos-conflitos-na-regiao-nao-depende-da-acao-da-pf.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.