De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Encontro de lideranças indígenas Matsés

18/11/2013

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br



As lideranças Indígenas Matsés estiveram reunidas na Terra Indígena Vale do Javari/AM durante os dias 12, 13 e 14 de novembro para tratar da exploração de recursos naturais com impactos sobre as terras e do direito de consulta previsto na Convenção 169 da OIT.

Os Matsés vivem em áreas protegidas no Brasil (TI Vale do Javari) e no Peru (Comunidade Nativa Matsés), ambos países signatários da Convenção 169 da OIT. Eles organizaram, com o apoio da Coordenação Regional Vale do Javari, Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari e Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania - GPC/Funai, uma reunião de lideranças de 05 aldeias peruanas e 05 aldeias brasileiras para discutir assuntos comuns relacionados à exploração de petróleo, madeira e ações de controle e fiscalização das áreas indígenas e de proteção de povos indígenas isolados na região. Na oportunidade, as lideranças indígenas brasileiras também socializaram informações sobre as reuniões realizadas em outubro de 2013 em Brasília com a Funai, Agência Nacional de Petróleo e Itamaraty.

A representante da OIT convidada, Thaís Fortuna, acompanhou a reunião na aldeia São Meireles e levou informações aos indígenas sobre a OIT e a Convenção 169 da OIT. Os Matsés elaboraram um documento manifestando o posicionamento contrário à exploração de petróleo na região pelos impactos sobre os Matsés e povos isolados nos dois países e reclamaram a falta de observância de processos de consultas aos Matsés nos termos da Convenção 169 da OIT.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2013/11_nov/20131118_06.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.