De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Universidades fazem vestibular específico para índios.

13/10/2004

Fonte: Instituto Warã



As universidades federais do Paraná são instituições pioneiras no país na implantação de vestibular específico para povos indígenas. O concurso vem sendo realizado nos últimos anos e sendo aprimorado pela Comissão Universidade para os Índios (Cuia).

Foi no dia 08/10 realizada uma reunião para definir os procedimentos para a realização do 4º Vestibular Interinstitucional dos Povos Indígenas do Paraná. Durante o encontro, os integrantes da comissão debateram questões como a elaboração das provas do concurso, além de avaliar e planejar suas atividades.

O próximo vestibular para os povos indígenas será realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), de 18 a 20 de janeiro de 2005. O concurso vai oferecer 23 vagas nos mais diversos cursos oferecidos nas seis universidades estaduais do Estado do Paraná e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que, pela primeira vez, vai disponibilizar vagas para este tipo de concurso. Cada universidade estadual está oferecendo três vagas e a UFPR cinco.

As seis instituições estaduais participantes do processo são a UEM, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que reúne as faculdades estaduais isoladas.

A inscrição dos candidatos será realizada de 9 de novembro a 10 de dezembro. Neste período, membros da Cuia irão às reservas indígenas dar informações sobre o vestibular e os cursos oferecidos, além de efetuarem as inscrições.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.