De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Avião que caiu no Pará era de Imperatriz
06/12/2013
Autor: Celia Fontini
Fonte: Celia Fontini/Blog - http://www.celiafontinele.com.br
Três índios Kaiapó, o piloto e o co-piloto morreram durante a queda de um avião bimotor em Novo Progresso sudoeste do Pará. A aeronave teria caído após decolar da aldeia Pukanu. O avião da empresa imperatrizense Heringer Táxi Aéreo informou que só vai se posicionar quando a Força Aérea Brasileira (FAB) falar sobre o acidente. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave estava regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia. Os índios iriam viajar para realização de atendimento médico. De acordo com a Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai), os corpos do piloto e co-piloto, devem ser enviados para Brasília e Belo Horizonte. Já os indígenas devem ser levados para as aldeias Pukanu e KBK. O Ministério da Saúde lamentou em nota a morte de três indígenas da etnia Kayapó (uma criança, uma mulher e um homem adulto) e dois tripulantes que estavam em avião. Segundo o Ministério, eles embarcaram na aeronave com destino a Novo Progresso-PA para que a mulher indígena recebesse atendimento médico de urgência. Após a decolagem na Aldeia Pukanu ocorreu o acidente. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, já foi providenciado o deslocamento para a aldeia no Pará de quatro representantes da etnia Kayapó que participam da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, realizada em Brasília.
http://www.celiafontinele.com.br/noticia/Aviao-que-caiu-no-Para-era-de-Imperatriz_1318.html
http://www.celiafontinele.com.br/noticia/Aviao-que-caiu-no-Para-era-de-Imperatriz_1318.html
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.