De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Liderança indígena apresenta potencialidades do Acre ao comitê da Copa 2014

23/01/2014

Fonte: Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com



Caso seja aprovada, os kaxinawás vão expor na 'Cidade Maravilhosa' durante o campeonato


As potencialidades turística e cultural do Festival Xina Bena, que em português significa "Novo Tempo", foram apresentadas ao comitê de organização da Copa do Mundo 2014. O indígena Banê Huni Kuin, liderança da Aldeia Lago Lindo - às margens do Rio Tarauacá, em Jordão -, está no Rio de Janeiro.

Caso seja aprovada, os kaxinawás ganharão espaço para montar uma exposição na 'Cidade Maravilhosa' durante o campeonato. Atualmente, o povo huni kuin concentra a maior etnia do Acre, com aproximadamente sete mil pessoas, divididas em 32 aldeias. A festividade é desenvolvida desde 2011 e recebe o apoio do governo do Acre.

"O Estado realiza investimentos no etnoturismo como forma de promover o festival e, consequentemente, a aldeia", explica Leonildo Rosas, titular da pasta de Turismo e Lazer (Setul). De acordo com Banê, "esse é o primeiro governo que enxerga os povos indígenas com carinho e amor, além de respeitar a floresta e as tradições".



http://www.portalamazonia.com/noticias/atualidades/20140123/lideranca-indigena-apresenta-potencialidades-acre-comite-copa-2014/4370.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.