De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios ocupam fazenda em protesto por escola em Iguatemi, MS, diz Funai

13/02/2014

Autor: Fabiano Arruda

Fonte: G1 - http://g1.globo.com



Policiais federais estiveram no local e Funai monitora situação. Estradas vicinais que dão acesso à propriedade foram bloqueadas.


Indígenas guarany-kaiwá ocupam, desde quarta-feira (12), a sede da fazenda Cambará em Iguatemi, na fronteira com o Paraguai, a 466 km de Campo Grande. Segundo informações da Fundação Nacional do Índio (Funai), o ato é em protesto pela reivindicação da instalação de uma escola na região.

Estradas vicinais que dão acesso à propriedade chegaram a ser ocupadas, mas já foram desbloqueadas segundo informações da Polícia Militar (PM).

De acordo com a Funai, índios relataram que produtores rurais atiraram contra o grupo. A Polícia Federal (PF), que esteve no local na noite de quarta, negou esta informação.

Conforme o coordenador da Funai em Ponta Porã, Silvio Raimundo, cerca de 50 famílias estão no local e servidores do órgão monitoram a situação. O grupo faz parte da terra Pyelito Kue/Mbarakay, que já foi identificada como indígena, mas conforme Silvio, ainda não foi demarcada.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Iguatemi disse ao G1 que está acompanhando o caso, mas que não existe aldeia constituída em Iguatemi e que o município está garantindo, dentro das possibilidades, o transporte escolar dos indígenas. Ainda segundo a assessoria, o município não pode se manifestar a respeito do caso, pois não tem como construir uma escola dentro da fazenda já que a área não é demarcada indígena.



http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2014/02/indios-ocupam-fazenda-em-protesto-por-escola-em-iguatemi-ms-diz-funai.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.