De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Projeto da UFT leva oficina de alimentação saudável a crianças indígenas

17/02/2014

Autor: Bianca Zanella

Fonte: UFT - https://ww1.uft.edu.br



Crianças da aldeia Salto do Povo Xerente, em Tocantínia/TO, participaram no sábado (15) de uma oficina de alimentação saudável realizada por alunos e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A atividade faz parte do projeto PET Saúde Indígena Akwen-Xerente, selecionado pelo edital do Ministério da Saúde PET Redes 2013. Coordenado pela professora da UFT e antropóloga Reijane Pinheiro da Silva, do Curso de Nutrição, o projeto envolve alunos bolsitas de todos os cursos da área da saúde da UFT, incluindo o Curso de Serviço Social do Câmpus de Miracema. Veja mais fotos em galeria no Facebook @UFToficial.

"Através da articulação ensino serviço o projeto propõe atividades conjuntas de valorização dos saberes tradicionais indígenas a fim de que se estabeleça diálogos entre os conceitos e percepções de saúde produzidos na universidade e entre os saberes que caracterizam a cosmologia Akwen-Xerente", explica a professora.

As atividades desenvolvidas pelos alunos são supervisionadas por preceptores da Saúde Indígena, profissionais que atuam na área e professores voluntários. Os temas das atividades dialógicas têm como foco a promoção da saúde e a prevenção a doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, além da discussão sobre o uso de substâncias psicoativas como o álcool. Para as crianças, as atividades priorizam a alimentação e a saúde bucal.

O projeto tem duração de dois anos e começou a ser executado em setembro de 2013.



https://ww1.uft.edu.br/index.php/noticias/12475-projeto-da-uft-leva-oficina-de-alimentacao-saudavel-a-criancas-indigenas
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.