De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Satélite: a pedido do governador, ministro determina retorno da Força Nacional ao Sul da Bahia

25/02/2014

Autor: Jairo Costa Júnior

Fonte: Correio 24 Horas - http://www.correio24horas.com.br



O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, atendeu o pedido do governador Jaques Wagner (PT) e determinou o retorno da Força Nacional de Segurança à zona de conflito entre índios tupinambás e fazendeiros do Sul da Bahia. Na portaria, publicada ontem no Diário Oficial da União, Cardozo autoriza a permanência das tropas federais por mais 90 dias nas cidades de Una, Ilhéus e Buerarema, focos das tensões. A saída da força, no início do mês, provocou o recrudescimento da violência na região, agravada após o assassinato do agricultor Juraci Santana, no último dia 10. Hoje, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, desembarca em Brasília para se reunir com o ministro. Na ocasião, vão definir o formato da operação e a quantidade de soldados e policiais que serão destacados para os três municípios.


Rastro das torrentes

Subiu ontem para 20 o número de cidades baianas com decretos de situação de emergência homologados pelo governo do estado por causa de fortes chuvas. Quase todos estão situados no Baixo Sul e Extremo Sul baianos e foram assolados pelos temporais de janeiro e dos primeiros dias deste mês. No fim de semana, Maraú, Igrapiúna, Camamu, Medeiros Neto e Guaratinga engordaram a lista. Já no cadastro da Defesa Civil nacional, a Bahia tem 11 municípios com emergência ou calamidade reconhecidos em 2014 por causa de enxurradas, inundações e deslizamentos.


Porta reaberta

Foi divulgado ontem pela prefeitura o convênio que permitiu a reintegração do Hospital Santa Izabel à rede municipal do SUS em Salvador. Por R$ 66,4 milhões ao ano, o hospital já retomou o atendimento em seis áreas ou programas: cardiologia adulta e pediátrica; UTI neonatal (dois leitos ao mês), cirurgia ortopédica (mãos, joelhos, articulações e artroplastias); oncologia geral e oncohematologia (especialidade que trata de leucemias e linfomas); 22 leitos mensais para urgência e emergência cardiológicas e neurológicas; e atendimento a 20 pacientes por mês através do Samu.


Fala ministro!

Sobre as críticas do trade turístico à suspensão da reforma do aeroporto de Salvador, publicadas na Satélite de anteontem, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, rebateu os ataques em nota enviada ontem à coluna: "Todo baiano e todo turista que tenha passado pelo aeroporto sabe melhor do que ninguém: as obras estavam atrapalhando o bom funcionamento do terminal de passageiros. Foram interrompidas para que a empreiteira se organize, para que a Infraero se organize e, aí sim, elas sejam retomadas sem açodamento. Não estamos preocupados com a Copa. Estamos preocupados com o dia a dia, com o hoje. Estou certo que o aeroporto vai receber bem os viajantes já no Carnaval".


Rede de arrasto

A Transalvador abriu os próprios caminhos para fechar o de motoristas que estacionarem irregularmente durante o Carnaval. Alugou, por R$ 208 mil, dez guinchos para recolher veículos durante o período da folia.


Deixa disso

O comando da Guarda Municipal baixou norma para evitar confusão com policiais e integrantes das Forças Armadas durante o Carnaval. Em ocorrências com algum deles na festa, os guardas ficam obrigado a comunicar imediatamente às corporações.


Pílula

Decreto partidário pré-carnavalesco: "Até o fim da festa , estão suspensos anúncios sobre candidatos e acordos. Revogam-se disposições em contrário".

Sou o parlamentar no Brasil com mais projetos aprovados pelos animais

Marcell Moraes (PV), vereador de Salvador, ao cometer, pelo Twitter, uma gafe ao trocar "em prol dos" por "pelos"



http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/satelite-a-pedido-do-governador-ministro-determina-retorno-da-forca-nacional-ao-sul-da-bahia/?cHash=8dc345e13accc53c25b1ee7e3b762fc6
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.