De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Conselho Tutelar busca ajuda do MPF para situação de crianças indígenas nas ruas

26/02/2014

Fonte: Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br



Umuarama - A presença dos índios nas ruas e avenidas de Umuarama levou as conselheiras do Conselho Tutelar a buscar ajuda junto ao Ministério Público Federal. A ação se deve a situação de riscos e vulnerabilidade social dos menores, pois crianças de quatro a seis anos ficam nos semáforos centrais da cidade pedindo dinheiro para os motoristas.

Embora seja cultural a venda de artesanato e as constantes movimentações entre as cidades, as crianças ficam expostas a perigos e a legislação específica do povo indígena dificulta providências públicas. Segundo Azenilda Alexandre Costa Barbosa, coordenadora do Conselho Tutelar, na tarde de segunda-feira a situação foi levada para o procurador federal Luíz Gazoto.

Ainda segundo a coordenadora, o comunicado será oficializado e o MPF encaminhará a situação para Fundação Nacional do Índio (Funai) pedido quais medidas a ser tomadas nessa situação. "As mães dormem nos canteiros e os menores ficam pedindo nos semáforos. A situação é perigosa, pois o fluxo de carro nesses locais é grande e as crianças contam com idade de 4 a 8 anos", ressaltou.

De acordo com informações do Conselho Tutelar, os índios adultos colocam os filhos nos semáforos ou percorrendo casas de bairros vendendo os artesanatos e pedindo "moeda". "Usam os artesanatos como motivo para sair das tribos e pedir nas cidades. Alguns vêm de aldeias próximas a Curitiba e de Guaíra. Nossa preocupação é com a situação dos menores perante os perigos nas ruas e avenidas", ressaltou Azenilda.


Alvará

Para permanecerem na cidade os grupos precisão de permissão, um documento expedido pelo cacique de sua tribo. Porém, como os grupos têm grande rotatividade e não chegam somente pela rodoviária, não há o controle de quantas famílias circulam pela cidade. Mas, um dos principais pontos utilizados pelos índios como abrigo são os postos de combustível e o bosque dos Xetá, onde também utilizam as crianças para pedirem dinheiro, ressaltou as conselheiras.



http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=52353&Not=Conselho%20Tutelar%20busca%20ajuda%20do%20MPF%20para%20situa%C3%A7%C3%A3o%20de%20crian%C3%A7as%20ind%C3%ADgenas%20nas%20ruas
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.