De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índio tem apito alto e de longo alcance

28/11/2004

Fonte: JB, País, p. A4



Índio tem apito alto e de longo alcance

As ONGs indigenistas trabalham para desmistificar o propalado compromisso do governo Lula com minorias. Longe dos holofotes, aproveitam contatos com financiadores no exterior e embaixadas, denunciam o desmonte da assistência às populações indígenas, sobretudo em saúde e educação. Reconhecem o crescimento do volume de recursos mas anunciam que aumentaram também os obstáculos burocráticos. São unânimes em afirmar que ocorreu retrocesso. Na Educação, o governo FH fez convênios com organismos internacionais, como o Pnud, que facilitavam a distribuição do dinheiro. O governo do PT centralizou tudo no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação que burocratizou o acesso aos recursos - os solicitados há seis meses não têm perspectiva de liberação.

Em relação à saúde, a crise é mais grave, pelo despreparo dos contratados pela Fundação Nacional de Saúde que, desde julho, assumiu a coordenação de toda a assistência médica aos índios. Os líderes dos ianomâmis enviaram carta ao presidente da Funasa, Valdir Camacho, informando 11 mortes nos últimos cinco meses por falta de atendimento ou medicamentos e denunciam servidores que assediam sexualmente suas mulheres. Para piorar, organismos e ONGs estrangeiros, informados sobre esta situação, aliam-se no protesto, mas reduzem cada vez mais as doações e financiamentos aos projetos das organizações brasileiras.

Barril de pólvora

Mofa na Justiça a homologação da Reserva Raposa do Sol, mas a área continua conturbada. Fazendeiros destruíram as aldeias Javari, Homologação, Brilho do Sol e São José no mesmo dia em que o ministro Márcio Thomas Bastos levava à região a campanha de desarmamento. Coordenador do Conselho Indígena de Roraima, Jacir Souza Macuxi afirma que há um índio desaparecido.

JB, 28/11/2004, País, p. A4
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.