De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Supremo mantém validade da MP dos diamantes

03/12/2004

Fonte: Supremo Tribunal Federal -Brasília-DF



O STF - Supremo Tribunal Federal manteve, nesta quinta-feira (2), a validade da Medida Provisória 225, que autoriza a Caixa Econômica Federal a arrecadar e leiloar diamantes brutos dos índios cintas-largas, em Rondônia e no Mato Grosso. A MP determina que a Caixa só pode arrecadar os diamantes brutos já extraídos e fixa, para tanto, um prazo de 15 dias, contados da data de publicação da norma, em 22 de novembro.

A decisão negou a concessão de liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3352) ajuizada pelo PSDB contra a medida provisória. Falta ainda o julgamento do mérito da ação.

A maioria dos ministros entendeu que a situação de conflitos gerada nas terras indígenas legitima a edição da Medida Provisória. "Esse, na verdade, é um daqueles poucos casos em que se evidencia, de uma maneira muito clara, a satisfação dos pressupostos constitucionais autorizadores da edição da medida provisória", disse o ministro Celso de Mello.

O presidente do STF, ministro Nelson Jobim sustentou que "a solução dada pelo Executivo foi a única possível". Para ele, a medida provisória impede "um enorme contrabando" na área. Só o ministro Marco Aurélio votou pela suspensão da MP. Ele acredita que a norma viola a Constituição na parte em que atribui competência ao Congresso Nacional para autorizar a exploração de minerais em terras indígenas. (STF)
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.