De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

I Seminário de Proteção e Promoção dos Direitos Sociais Indígenas do Médio Juruá

07/08/2014

Fonte: Funai- http://www.funai.gov.br



Documentos anexos


Debater e pactuar formas de assegurar direitos estabelecidos em favor dos povos indígenas pela Constituição Federal e legislação indigenista. Esse é o motivo do I Seminário de Proteção e Promoção dos Direitos Sociais Indígenas do Médio Juruá, promovido pela Fundação Nacional do Índio, que acontece entre os dias 4 a 6 de agosto no Espaço do Tiro de Guerra em Eirunepé/AM.

Participam do Seminário, lideranças e representates dos povos Kulina, Kanamari e Deni, que vivem em terras situadas na calha do Rio Juruá , além de representantes do estado do Amazonas, dos municípios da região, da Funai, da Secretaria de Direitos Humanos, Ministério do Desenvolvimento Social, e Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

A abertura do Seminário foi marcada pela presença da ministra de direitos humanos Idelli Salvati, da presidente da Funai, Maria Augusta Assirati e dos prefeitos e representantes dos municípios de Eirunepé, Envira , Itamarati, Ipixuna e do estado do Amazonas.

O Seminário tem como principais objetivos, consolidar uma rede de atenção integral à população indígena da região, sensibilizando os agentes públicos locais dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo para a necessidade de garantir direitos, estabelecer as competências de cada órgão no desenvolvimento de uma política indigenista efetiva a esses Povos, e firmar um pacto político voltado ao enfrentamento do preconceito que as comunidades indígenas ainda enfrentam.

A população indígena da região do Médio Juruá vem vivenciando situações de vulnerabilidade social e violação de direitos, o acesso a direitos sociais básicos precisa ser reforçado.

A expectativa do Governo Federal é que ao final do encontro seja pactuada a realização de diversas ações e projetos voltados à qualificação do atendimento dos Povos Indígenas do Médio Juruá no campo da saúde, assistência e previdência social.

Ao final da cerimônia de abertura do Seminário foi assinado um Protocolo de Intenções, simbolizando e formalizando o compromisso político dos órgãos públicos presentes de atuar em conjunto em busca da promoção dos direitos dos Povos Deni, Kanamari e Kulina.

O documento destaca a importância de articulação interinstitucional na assistência e prestação de serviços públicos a esses Povos, e estabelece o compromisso de atender em caráter emergencial as demandas apresentadas pelos povos indígenas.

A comitiva do Governo Federal fez, ainda, uma visita a maternidade de Eirunepé, onde presenciou a entrega de certidões de registro civil de nascimento de duas crianças, uma indígena e uma não indígena, nascidas naquele dia.

O Registro Civil de Nascimento (RCN) é o registro feito nos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, e é previsto e regulamentado por Lei.

Em abril deste ano a Fundação Nacional do Índio, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), lançou a primeira Cartilha sobre Registro Civil de Nascimento para os Povos Indígenas. O objetivo da cartilha é informar os gestores municipais, estaduais e federais, bem como as comunidades indígenas, a respeito do direito dos cidadãos indígenas à documentação básica, em especial ao Registro Civil de Nascimento.

A cartilha é um passo rumo à garantia da acessibilidade integral à documentação civil básica, contribuindo para a efetivação dos direitos da cidadania dos povos indígenas do Brasil.
As informações veiculadas pela Cartilha visam também a propor caminhos para obtenção da Certidão de Nascimento Civil, documento de extrema importância para a garantia dos direitos constitucionais dos povos indígenas.



http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/2951-i-seminario-de-protecao-e-promocao-dos-direitos-sociais-indigenas-do-medio-jurua?limitstart=0#
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.