De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

MPF recorre contra despejo de índios em Antonio João

26/01/2005

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



O procurador da república, Charles Estevan da Mota Pessoa, entrou com recurso no Tribunal Regional Federal, em São Paulo, contra a decisão da Justiça Federal que determina o despejo de índios e a destruição da lavoura plantada por eles na fazenda Fronteira em Antonio João, a 300 km de Campo Grande. Pela decisão do juiz Odilon de Oliveira, os índios devem sair da fazenda Morro Alto e ficar em 30 hectares da Fronteira.

O procurador alega que os índios ficariam confinados na área, considerada pequena e pede que a ordem para destruição da roça seja suspensa. O procurador argumenta que destruir a plantação de feijão, milho, batata doce, cana-de-açúcar e abóbora é incompreensível diante de notícias de que na região há fome e desnutrição de crianças indígenas. Os índios ocupam a área desde 1998.

Leia Mais: 18:54 Apesar do impasse, clima em Antônio João está calmo 17:11 Odilon decide que índios deixem área no Sul do Estado 15:49 Proprietária da Fazenda Fronteira vai a Brasília
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.