De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Hutukara e ISA organizam intercâmbio para formação de xamã Yanomami
18/11/2014
Fonte: ISA- http://www.socioambiental.org
Em 8 de novembro, Márcio Yawari, jovem aprendiz de xamã da região do Ajarani (RR), viajou para a comunidade do Watoriki, na companhia do líder Davi Kopenawa, onde deverá permanecer por pelo menos quinze dias, para continuar sua formação. Márcio foi recebido por cinco experientes e respeitados xamãs yanomami que deverão acompanhar e orientá-lo durante o árduo processo de iniciação ao xamanismo.
Sob a condução dos mais antigos e inalando por vários dias o pó alucinógeno yakoana (resina ou fragmentos da casca interna da árvore Virola sp. secados e pulverizados) é que os jovens xamãs aprendem a ver os espíritos xapiripe e a "responder" a seus cantos. Uma vez iniciados, os xamãs yanomami aprendem a chamar para si os xapiripe, para que estes atuem como espíritos auxiliares.
Esse poder de conhecimento e de comunicação com o mundo das "essências vitais" (utupe) faz dos xamãs os pilares da sociedade yanomami. Escudo contra os poderes maléficos oriundos dos humanos e dos não humanos que ameaçam a vida dos membros de suas comunidades, eles são também incansáveis negociadores e guerreiros do invisível, dedicados a domar as entidades e as forças que movem a ordem cosmológica.
Este intercâmbio faz parte de um conjunto de iniciativas protagonizadas pela Hutukara, com o apoio do ISA, para fortalecer a tradição xamânica yanomami por meio de Encontros de Xamãs e de Pesquisas Interculturais sobre o tema. Dois filmes, um livro e um CD de cantos foram produzidos inspirados nesses trabalhos.
Foi no Encontro de Xamãs de 2013, ocorrido na comunidade Serrinha, na região do Ajarani, que Márcio demonstrou o desejo de se tornar xamã. Até então no Ajarani, devido a um dramático processo de desestruturação social que se deu com a abertura da Rodovia Perimetral Norte (BR-210) e o contato com a sociedade nacional, diversas práticas e tradições da cultura yanomami estavam enfraquecidas, e o xamanismo na região estava em vias de desaparecer.
A oportunidade proporcionada pelo encontro marcou então a vida das comunidades da região, sobretudo, das novas gerações. A formação de Márcio, portanto, mais do que um momento importante na trajetória de um jovem xamã, representa a possibilidade de restabelecer o vínculo das novas gerações yanomami com toda a riqueza intelectual e poética que o xamanismo envolve.
http://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-rio-negro/hutukara-e-isa-organizam-intercambio-para-formacao-de-xama-yanomami
Sob a condução dos mais antigos e inalando por vários dias o pó alucinógeno yakoana (resina ou fragmentos da casca interna da árvore Virola sp. secados e pulverizados) é que os jovens xamãs aprendem a ver os espíritos xapiripe e a "responder" a seus cantos. Uma vez iniciados, os xamãs yanomami aprendem a chamar para si os xapiripe, para que estes atuem como espíritos auxiliares.
Esse poder de conhecimento e de comunicação com o mundo das "essências vitais" (utupe) faz dos xamãs os pilares da sociedade yanomami. Escudo contra os poderes maléficos oriundos dos humanos e dos não humanos que ameaçam a vida dos membros de suas comunidades, eles são também incansáveis negociadores e guerreiros do invisível, dedicados a domar as entidades e as forças que movem a ordem cosmológica.
Este intercâmbio faz parte de um conjunto de iniciativas protagonizadas pela Hutukara, com o apoio do ISA, para fortalecer a tradição xamânica yanomami por meio de Encontros de Xamãs e de Pesquisas Interculturais sobre o tema. Dois filmes, um livro e um CD de cantos foram produzidos inspirados nesses trabalhos.
Foi no Encontro de Xamãs de 2013, ocorrido na comunidade Serrinha, na região do Ajarani, que Márcio demonstrou o desejo de se tornar xamã. Até então no Ajarani, devido a um dramático processo de desestruturação social que se deu com a abertura da Rodovia Perimetral Norte (BR-210) e o contato com a sociedade nacional, diversas práticas e tradições da cultura yanomami estavam enfraquecidas, e o xamanismo na região estava em vias de desaparecer.
A oportunidade proporcionada pelo encontro marcou então a vida das comunidades da região, sobretudo, das novas gerações. A formação de Márcio, portanto, mais do que um momento importante na trajetória de um jovem xamã, representa a possibilidade de restabelecer o vínculo das novas gerações yanomami com toda a riqueza intelectual e poética que o xamanismo envolve.
http://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-rio-negro/hutukara-e-isa-organizam-intercambio-para-formacao-de-xama-yanomami
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.