De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Pastoral vai ajudar no combate à desnutrição em Dourados
25/02/2005
Autor: Thaísa Bueno
Fonte: Campo Grande News-Campo grande-MS
A Pastoral da Criança de Dourados vai ajudar no combate a desnutrição às crianças indígenas no município. Hoje à tarde o grupo ligado à Igreja Católica faz uma reunião na cidade para selecionar voluntários e já na segunda-feira vai até as aldeias para definir as ações. Inicialmente o trabalho vai atender indígenas das etnias guarani-caiuás e bororos. Conforme a coordenadora da pastoral, irmã Francisca Dias de Medeiros, o trabalho é em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e consiste em promover o acampanhamento de crianças de zero a seis anos, e orientação aos pais de como identificar a desidratação e a desnutrição, além de formas de combate e prevenção de doenças. "Vai ser um trabalho lento, vamos buscar basicamente a prevenção", justifica. Ontem foi registrada a quarta morte por desnutrição de crianças índias em Dourados somente este ano. A menina, de um ano e três meses, morava na aldeia Bororó - a mais miserável de Dourados - e pesava menos de 5 quilos.A Funasa afirma que o índice de desnutrição indígena em Mato Grosso do Sul é de 12%. Em janeiro, profissionais que trabalham com a saúde dos índios divulgaram dados mostrando que 31% das crianças com até cinco anos da reserva de Dourados apresentavam algum tipo de desnutrição e que 15% tinham, até dezembro, a chamada desnutrição grave.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.