De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Educação indígena é tema de reunião realizada na Secretaria de Estado de Educação

14/01/2015

Fonte: Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais - http://www.educacao.mg.gov.br




A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, recebeu na manhã da última terça-feira (13-01) lideranças de várias etnias indígenas de Minas Gerais. A reunião teve entre seus objetivos conhecer as demandas das comunidades, que trouxeram uma pauta para ser discutida durante o encontro.

"Foi uma reunião muito importante, eles solicitaram o fortalecimento das instâncias de participação, a ampliação dos processos de escuta das lideranças e professores indígenas a para a construção da política de educação escolar indígena e fizeram uma solicitação imediata, que é a suspensão do edital do concurso para professores indígenas", ressaltou Macaé Evaristo.

Sobre a solicitação das lideranças, a secretária de Estado de Educação destacou que vai analisar a demanda. "Eles entendem que seria necessário criar antes do concurso a categoria escola indígena e também, acatando a convenção 169 da Organização Internacional do trabalho (OIT), acreditam que a escuta das comunidades indígenas deve preceder a criação do edital do concurso. Eles não são contra o concurso, mas querem que essa construção seja realizada com a participação das comunidades. Nós vamos submeter essa demanda a análise da nossa assessoria jurídica para posterior deliberação".

Durante a reunião, as lideranças entregaram à secretária um documento que é resultado de um seminário que contou com a participação de representantes de diferentes etnias do Estado, como explica o Cacique dos Xacriabá, Domingos Nunes de Oliveira. "Nós convidamos as outras etnias para participar e depois de muita discussão criamos esse documento que está sendo entregue à secretária. Entre os pontos está a suspensão do edital do concurso".

Já o Cacique Baiara da aldeia Geru Tucunã Pataxó, de Açucena, afirmou que "esse é um momento que as lideranças estão levando suas demandas para o governo e essa primeira reunião com a secretária é de grande importância principalmente devido ao seu conhecimento da cultura indígena".

O Cacique Kanatyo Pataxó, de Itapecerica, fez um balanço positivo da reunião. "Foi uma reunião muito produtiva. Nós colocamos nossa demanda e estamos muito esperançosos com o resultado", conclui.

Além das lideranças indígenas também participaram da reunião representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e representantes da diretoria de Temáticas Especiais da Secretaria de Estado de Educação.

Educação indígena em Minas Gerais

Minas Gerais conta com oito etnias: Krenak, Pataxó, Xacriabá, Maxakali, Mokurim, Kaxixó, Xucuru-Kariri e Pankararu. Atualmente, existem 17 escolas indígenas que atendem cerca de 3.500 alunos.

O Concurso

Está aberto desde dezembro passado as inscrições para o concurso que vai selecionar 443 educadores para as escolas estaduais indígenas ou em turmas indígenas vinculadas às escolas não indígenas. As inscrições podem ser feitas até o dia 1o de fevereiro, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela realização dos concursos públicos.

Os cargos são Assistente Técnico com Educação Básica, Professor de Educação Básica e Especialista em Educação Básica. Para ser professor, o candidato deve ser brasileiro, maior de 18 anos, pertencer à etnia da aldeia onde deverá exercer as suas atividades, comprovada mediante declaração de sua identidade étnica indígena além de estar apto física e mentalmente, ter qualificação exigida no edital indígena e gozar de todos os direitos políticos. Confira aqui o edital do concurso

https://www.educacao.mg.gov.br/leis/story/6704-educacao-indigena-e-tema-de-reuniao-realizada-na-secretaria-de-estado-de-educacao
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.