De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funasa amplia medidas emergenciais para atender crianças indígenas no MS

10/03/2005

Autor: Cibele Maciel

Fonte: Radiobrás-Brasília-DF



O Diretor do Departamento de Saúde Indígena da Funasa - Fundação Nacional de Saúde, Alexandre Padilha, anunciou mais medidas para o atendimento às crianças indígenas do município de Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul. Na próxima segunda-feira (14), será aberta uma nova unidade pediátrica no Hospital Universitário do município. Serão seis novos leitos de terapia intensiva (UTI) e mais 14 leitos na enfermaria. "É mais um passo na qualificação do atendimento hospitalar", diz.

Além disso, o Imip - Instituto Materno Infantil de Pernambuco iniciou um programa de padronização e qualificação do atendimento hospitalar às crianças indígenas com desnutrição grave. Segundo o diretor, o Ministério da Saúde está fechando um convênio com o Imip que possibilitará a contratação de mais médicos, enfermeiros e nutricionistas para reforçar a equipe. "O Imip é um dos Institutos de referência do Ministério da Saúde e da Opas - Organização Pan-Americana de Saúde na assistência de desnutridos graves", enfatiza.

Segundo Padilha, a terceira ação já concluída é a construção de 30 caixas d'águas provisórias, abastecidas diariamente com caminhões-pipa, em locais onde a rede de abastecimento ainda não chegou.

Somente neste ano, o estado do Mato Grosso do Sul já registrou oito mortes de crianças, sendo seis delas por desnutrição. De acordo com o diretor, as doenças respiratórias e diarréicas são as principais causas de óbitos infantis na região.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.