De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Tribo retirada da área espera por uma reserva

08/02/2015

Fonte: OESP, Economia, p. B4



Tribo retirada da área espera por uma reserva
Compromisso assinado em novembro de 2013 prevê 163 casas e toda infraestrutura, com custo de R$ 30 milhões

Outra questão em aberto é em relação aos índios da tribo Anacé. Eles ocupavam a área destinada à refinaria e foram retirados de suas casas em troca da promessa da construção de uma reserva.

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) e os Anacé se reunirão amanhã, às14 horas, na sede do órgão, em Fortaleza, para discutir problemas relacionados à implantação da reserva.
Na ocasião, também serão avaliados possíveis impactos
da suspensão da Premium 2.
A implantação da reserva ficou definida em termo de compromisso assinado, em novembro de 2013, por MPF, Petrobrás, governo estadual, Funai, governo federal e as comunidades indígenas Anacé de Matões e Bolso. O termo prevê a implantação da reserva em área de 543 hectares, com a construção de 163 casas para as famílias, além de água, energia, posto de saúde e escola indígena, com recursos do governo estadual e da Petrobrás, totalizando R$30 milhões.
Embate político. No campo político, os adversários dos irmãos Cid e Ciro Gomes, padrinhos políticos do atual governador, classificam o projeto da Refinaria como "estelionato eleitoral". O senador Eunício Oliveira (PMDB), que perdeu as eleições, disse não acreditar que o ex-governador Cid Gomes e o atual, Camilo Santana, não soubessem que o empreendimento não iria se concretizar.
O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) protocolou na Assembleia Legislativa do Ceará um pedido de realização de uma sessão extraordinária, à qual Cide Camilo seriam convocados para prestar esclarecimentos. "O Ceará não pode ser enganado como se fosse uma criança. O governo federal prometeu uma refinaria, em compromisso com deputados, senadores e até o governador. Não pode, num passe de mágica, não fazermais. Não estamos aqui para lamentar, e sim para resistir."
O senador Tasso Jereissati (PSDB) defende a tese de que a refinaria já teria sido descartada desde o anúncio da construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. "Isso foi uma das maiores fraudes contra o governo e o povo do Estado do Ceará. Há mais de oito anos tenho alertado constantemente que era uma mentira, que não tinha refinaria. Também falamos que o projeto que poderia vir para o Nordeste foi implantado em Pernambuco com a Refinaria Abreu e Lima, por decisão do presidente Lula por razões ideológicas. De lá pra cá, toda e qualquer promessa de refinaria foi uma mentira eleitoral que se repetia a cada ano e, principalmente, a cada eleição", diz Tasso.
A executiva cearense do PPS lançou nota de repúdio ao que chama de "empulhação e má-fé em que se transformou a tão esperada Refinaria Premium 2". / C.P., ESPECIAL PARA O ESTADO

OESP, 08/02/2015, Economia, p. B4
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source