De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índio ameaçado em Dourados está sem proteção policial

28/03/2005

Autor: Helio de Freitas

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



O guarani-caiuá, ameaçado de morte após denunciar a retenção ilegal de cartões e senhas bancárias de índios aposentados por mercearias e mercados de Dourados, não está recebendo nenhuma proteção policial. As ameaças foram feitas na semana passada. O índio foi um dos aposentados que estavam com os cartões retidos no dia 14 deste mês, quando a CPI da Desnutrição, da Assembléia Legislativa, realizou audiência em Dourados. O vereador Paulo Henrique Bambu (PSC), membro da Comissão Especial da Câmara que dá suporte à CPI estadual, disse que o índio está "em um local seguro", fora da aldeia Jaguapiru, mas confirma que não existe vigilância policial.
Segundo ele, a ameaça foi denunciada formalmente à Polícia Civil, mas o entendimento é de que "pelo menos por enquanto", o índio não necessita de proteção policial. A mulher do ameaçado, que também estava com o cartão retido, voltou para a aldeia. Bambu afirma que ela não corre perigo, já que as ameaças estariam centralizadas no índio.
O vereador disse que o problema será discutido com o MPF (Ministério Público Federal) e com a Funai (Fundação Nacional do Índio). Ele garantiu que o índio ameaçado continuará recebendo proteção da Comissão Especial da Câmara. "Se for preciso, vamos levá-lo para outra cidade ou até para outro Estado", garantiu.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.