De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Escritora indígena do Alto Solimões lança livro sobre preconceitos

26/06/2015

Autor: Otto Farias

Fonte: Rádio Nacional da Amazônia/EBC - www.radios.ebc.com.br



Márcia Wayna da Silva, da etnia Kambeba, diz que a obra é uma resposta aos prejulgamentos que sofreu durante a juventude


[áudio]

O nome do livro "Ay Kakyri Tama", na língua Kambeba, traduzido para o português significa "Eu Moro na Cidade". A escritora, Márcia Wayna da Silva, é natural da região do Alto Solimões, nascida na comunidade indígena Ticuna, de Belém do Solimões.

De acordo ela, o livro é uma resposta aos preconceitos que sofreu durante a juventude.

"Eu digo que esse livro surgiu como resposta. Resposta à várias perguntas, à várias inquietações minhas, porque, muitas vezes, a gente compreende que, para ser indígena, tem que viver dentro de uma aldeia, de lá não tem que sair, sabe? Então, se sair de lá deixa de ser. Então, o povo vai chamar de que? Aculturado ou de dependente. E eu digo que a gente não defende de ninguém. Nós somos quem somos, porque eu posso viver aqui na região Norte, ir morar nos Estados Unidos e continuar sendo amazonense", destacou.

O trabalho tem como base o mestrado da autora e o livro "Ay Kakyri Tama", mesmo sendo de poemas, fala da questão cultural e identitária dos povos. A obra foi lançada no começo do ano de 2015.

Márcia Wayna da Silva é da etnia Kambeba, mestra em Geografia, compositora, cantora e reside na capital do estado do Pará, lecionando no Programa Plano Nacional de Formação de Professores de Belém.

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

http://radios.ebc.com.br/reporter-solimoes/edicao/2015-06/escritora-indigena-do-alto-solimoes-lanca-livro-sobre-preconceitos
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.