De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

A presença indígena no Rio de Janeiro

02/06/2015

Autor: Cristina Botelho

Fonte: Museu do Índio (Rio de Janeiro - RJ) - www.mudeudoindio.gov.br



No século XVI, quando os europeus desembarcaram no litoral brasileiro, encontraram o entorno da Baía de Guanabara habitado por milhares de índios. Com línguas da família tupi-guarani,
os Tupinambá, Temiminó e Tupinikin nomearam rios, lagoas, montanhas, pedras, árvores, plantas e animais. Desde 18 de maio, o Museu do Índio / FUNAI e o Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro promovem, no Rio, as exposições "O Rio de Janeiro continua índio", no Antigo Palácio da Justiça , e "Jeito de fazer memória: novos modos indígenas de documentar língua e cultura", no Fórum Central.
A proposta da primeira mostra é esclarecer a população sobre a presença indígena no Rio de Janeiro. Já "Jeito de fazer memória" destaca a experiência do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas - PROGDOC, do Museu do Índio/FUNAI em cooperação com a Unesco, com as etnias Wayana e Paiter Suruí. Como curadores, os antropólogos Carlos Augusto da Rocha Freire, José Carlos Levinho e Ione Couto.
A contribuição indígena ao Rio de Janeiro está presente no patrimônio cultural material e imaterial da cidade. Conforme explica o professor José Ribamar Bessa (Uerj/Unirio), "no patrimônio de pedra e cal, entre outros, encontramos os Arcos da Lapa, construído com o sangue e o suor dos índios, conforme a carta do século XVII escrita por André Soares, responsável pela construção do aqueduto que trouxe água do rio carioca para a cidade". E acrescenta: "Carioca é o nome do rio sagrado dos Tupinambá que significa "morada (oca) do acari", um peixe que cava buracos na lama e ali mora."
Visitação:
Antigo Palácio da Justiça, Rua Dom Manuel 29 - 3o andar: de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 h; sábado, de 12 às 17 horas.
Fórum Central, Térreo: de segunda a sexta-feira, das 11 às 18 horas.
Até 31 de julho.
Grátis

http://www.museudoindio.gov.br/divulgacao/noticias/910-a-presenca-indigena-no-rio-de-janeiro
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.