De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Maggi participa de colheita em aldeia indígena

25/04/2005

Fonte: Midianews-Cuiabá-MT



Dando continuidade à política estabelecida de proporcionar melhores condições de vida aos povos indígenas do Estado e também de buscar condições pacíficas entre índios e produtores rurais, o governador Blairo Maggi participou, neste domingo, da colheita de arroz, realizada na aldeia xavante Areões, a 20 quilômetros do Município de Água Boa (750 km a Nordeste de Cuiabá).

A ação é uma demonstração de que o Estado procura incentivar, com respeito à cultura e à diversidade dos povos indígenas, projetos de economia auto-sustentável, de acordo com atividades de conhecimento de capacidade de cada um deles.

A estrutura para plantio, de sementes a máquinas, como também a colheita, armazenamento, transporte e comercialização do arroz produzido na aldeia, foi viabilizada por meio de uma parceria com produtores rurais da região e Fundação Nacional do Índio (Funai).

"É a melhor alternativa que encontramos para dar respeito e dignidade aos nossos índios, proporcionando alternativa econômica e de alimentação para eles. O que resolve problemas como a falta de alimentação são ações concretas como essa", destacou o prefeito do Município, Maurício Tonhá.

A produção, plantada em cerca de 100 hectares, já foi comercializada e será revertida para as outras aldeias - Areões 2, no Município de Nova Nazaré, e Pimentel Barbosa.

Os caciques das aldeias agradeceram o empenho do governador em proporcionar aos povos indígenas de Mato Grosso a dignidade e o respeito que esperam.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.