De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Ianomâmi faz transplante de medula em Jaú

11/05/2005

Fonte: O Globo-Rio de Janeiro-RJ



Nada acostumado à rotina dos centros urbanos, o índio ianomâmi Odílio Neves Figueiredo, de 22 anos, deixou a Floresta Amazônica, viajou dois dias de barco, horas de avião e percorreu quilômetros de estrada até chegar ao Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, no interior de São Paulo, onde fez ontem por um transplante de medula óssea. Em agosto, após exames em Manaus, Odílio descobriu que tinha leucemia aguda.

Desde então, Odílio, o primeiro ianomâmi a fazer um transplante de medula no país, abandonou o dia-a-dia na aldeia de São Gabriel da Cachoeira, divisa do Amazonas com Roraima, para se dedicar ao tratamento. Passou por novos exames e sessões de quimioterapia até os testes de compatibilidade confirmarem que seu irmão mais novo, de 13 anos, poderia doar-lhe a medula.

- Agora estou bem. Na tribo, estava me sentindo feio porque estava doente - disse ele, logo após a cirurgia.

No hospital, o ianomâmi e seus parentes passaram por dificuldades. Seu irmão mais novo sequer fala português.

- Tivemos de orientá-los até sobre higiene pessoal. E eles foram bastante receptivos - afirmou o médico Mair Pedro de Souza, coordenador da equipe que fez o transplante, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.