De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Yandê é a primeira rádio online do Brasil com foco no povo indígena

03/04/2016

Fonte: Notícias ao minuto- http://www.noticiasaominuto.com.br



Foi o tempo em que índios só faziam músicas tradicionais. Na realidade tal ideia é tão antiga quanto o que aprendemos sobre eles na escola. Para comprovar isso, existem índios das mais diferentes nacionalidades que cantam rap, rock, e etc. Yandê, primeira rádio online indígena do Brasil toca canções mesclando línguas e etnias.

De acordo com informações do site Noisey, a iniciativa de criar a Yandê surgiu de três amigos que já tinham experiência em ONGs, coletivos e blogs relacionados ao tema: Anápuáka Tupinambá, Renata Tupinambá e Denilson Baniwa. Os três, de orgiem indígenas protagonizam seu próprio resgate cultural e produzem conteúdo para outros indígenas. Eles fazem tudo de maneira autônoma e bancam os custos do próprio bolso.

"Essa diversidade é novidade para muita gente", diz a jornalista Renata. "Como todas as sociedades no mundo, passamos por mudanças e transformações, mantendo o tradicional mas também trazendo o novo."

Na programação musical da Yandê tem espaço para artistas de todos os tipos, como o produtor e rapper norte-americano Frank Waln, da etnia Lakota, e a cantora amazonense Djuane Tikuna.

"A Yandê acredita na autonomia dos povos e sonha ver todos produzindo seus próprios conteúdos", conclui Renata.



http://www.noticiasaominuto.com.br/brasil/205927/yande-e-a-primeira-radio-online-do-brasil-com-focono-povo-indigena
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.