De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Líder indígena 'Babau' e irmão são soltos após audiência no sul da BA

11/04/2016

Fonte: G1- http://g1.globo.com



O Cacique Rosivaldo Ferreira da Silva, conhecido como Babau, e o irmão dele, José Aelson Jesus da Silva, o Teity Tupinambá, foram soltos da prisão após audiência de custódia realizada, na tarde desta segunda-feira (11), na Vara Federal de Ilhéus, no sul da Bahia. Ambos haviam sido presos no dia 7 de abril após reagirem a uma ação de reintegração de posse em Olivença, segundo informações da Polícia Federal.

A soltura dos índios foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que acompanha o caso dos irmãos. Conforme o órgão, o juiz Lincoln Pinheiro Costa decidiu pela suspensão da prisão preventiva dos indígenas, que deixaram o o Presídio Advogado Ariston Cardoso e vão cumprir prisão domiciliar. Ambos devem permanecer na residência informada, na aldeia de Serra do Padeiro, município de Buerarema.

Segundo a medida cautelar, o cacique Babau deverá informar à Justiça Federal, com antecedência e por intermédio do advogado que o representa, sobre as viagens à Salvador ou Brasília, ou agendas locais fora da Serra do Padeiro. A medida visa a garantir que Babau não tenha as atividades de defesa aos Direitos Humanos restringidas.

Durante a audiência, que teve início ás 14h e foi encerrada por volta das 17h30, foi grande a movimentação de policiais e índios da tribo Tupinambá na sede da Justiça Federal de Ilhéus.

De acordo com a SJDHDS, Babau integra o Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, coordenado no estado pela pasta.

"É notória e de longa data a atuação do cacique Babau na defesa dos Direitos Humanos, bem como a situação de vulnerabilidade e risco que o envolve decorrente desta atividade, de cunho eminentemente social e solidário. Portanto, estamos atuando para garantir a integridade física das lideranças indígenas", afirmou o secretário Geraldo Reis por meio de nota.


Reintegração de posse


De acordo com a Polícia Federal, a ação de reintegração de posse, a favor de um produtor rural, começou na quarta-feira (6), em uma fazenda ocupada por índios da tribo Tupinambá e não houve resistência. No dia seguinte, quando o produtor rural foi até o local com o maquinário para trabalhar, houve a confusão.

Segundo a PF, quando a Polícia Militar chegou, foi recebida a tiros e pedradas. O cacique Babau tentou fugir em um carro, de acordo com a polícia, jogando o veículo contra uma barreira montada com as viaturas.

Ainda conforme a PF, houve perseguição, até que Babau e o irmão fossem presos em flagrante por porte ilegal de arma. Os suspeitos podem responder por resistência a ordem judicial e dano ao patrimônio privado e às viaturas da polícia. Foram apreendidos com o cacique e o irmão dele um revólver calibre 38, uma pistola e munições.

O advogado da comunidade indígena, Valdir Mesquita, diz que o indígena nega envolvimento na confusão. "Babau informa que estava fazendo um ritual, um trabalho em uma aldeia vizinha de Olivença. Depois disso, resolveu ir para a casa dele em um carro com o irmão. Quando a polícia atravessou as viaturas na estrada, o carro bateu porque não tinha alternativa. Pegaram Babau, colocaram dentro de um carro. Botaram o irmão no outro. E na frente, juntaram os dois, trouxeram para a delegacia, apresentando existência de armas que nunca existiram naquele carro", afirma.


Outro caso


Em 2014, Babau teve um mandado de prisão expedido por se negar a depor em um inquérito policial que apurava o assassinato de um produtor rural. Na época, o cacique era suspeito de ser o mandante do crime. Ele chegou a ser preso, mas foi solto por meio de uma liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça.



http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/04/lider-indigena-babau-e-irmao-sao-soltos-apos-audiencia-no-sul-da-ba.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.