De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Conselho é instalado para cuidar de políticas públicas a indígenas

27/04/2016

Fonte: EBC - http://radioagencianacional.ebc.com.br



Começa nesta quinta-feira (28) a primeira reunião do Conselho Nacional de Política Indigenista. O órgão foi instalado nessa quarta-feira (27) e é formado por representantes de povos indígenas, do governo federal e de entidades indigenistas.

O órgão tem caráter consultivo e pretende elaborar, acompanhar e implementar políticas públicas voltadas a essa população. O grupo vai debater, por exemplo, melhorias no acesso a programas, como o Luz para Todos, e temas relacionados à saúde indígena, transporte e educação.

Para representantes das comunidades, o Conselho é uma conquista após nove anos de trabalhos da Comissão Nacional de Política Indigenista, que funcionou como espaço de diálogo entre representantes das comunidades e o governo. Mas, segundo Sônia Guajajara, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, é preciso garantir que o Conselho não fique apenas no papel.

Na cerimônia de instalação do grupo, o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, destacou que a medida é um avanço.

Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), o conselho vai se reunir quatro vezes por ano e será presidido pelo presidente da Funai.

O colegiado é formado por 45 membros, sendo 15 representantes do poder Executivo federal, 28 representantes dos povos indígenas e dois de entidades indigenistas. O órgão é coordenado pelo Ministério da Justiça e tem a participação de outras pastas, como Educação, Saúde, Cultura, Defesa, Minas e Energia, Planejamento, além da Fundação Nacional do Índio e outros ministérios.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2016-04/conselho-e-instalado-para-cuidar-de-politicas-publicas-indigenas
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.