De Pueblos Indígenas en Brasil
Noticias
A visão fragmentada da escola
18/08/1991
Autor: BETTO, Frei
Fonte: Diário Popular (São Paulo - SP)
Documentos anexos
O autor do artigo, Frei Betto, comenta o processo de ensino da sociedade nacional através ótica da divisão social do trabalho, o que faz com que, portanto, seja admissível que o cotidiano indígena não conte com um momento escolar separado das outras esferas da vida. O resultado dessa divisão cartesiana e funcionalista, presente no primeiro caso, para Frei Betto é o processo de fragmentação da realidade. O artigo aborda problemáticas presentes nessa forma de educação, utilizando o exemplo indígena justamente como um contraponto.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.