De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Educação escolar indígena

21/11/1996

Autor: GAIGER, Júlio Marcos Germany

Fonte: Correio Braziliense (Brasília - DF)



Documentos anexos


Artigo de Júlio Gaiger, presidente da Funai. O texto se incia com a apresentação de dois paradigmas, que, para o autor, fazem parte da história das relações entre as sociedades indígenas e o Estado brasileiro: o paradigma da assimilação/integração à sociedade nacional e o paradigma da pluralidade cultural. Estes dois modelos são relacionados aos contextos da educação escolar indígena, sendo o bilinguismo destacado e comentado. Gaiger faz uma discussão em torno das legislações indigenistas e defende, entre outros pontos, a reformulação dos currículos de magistério e de pedagogia.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.