De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Ismarth justifica a emancipação do índio
25/10/1978
Fonte: O Estado de S.Paulo (São Paulo - SP)
Documentos anexos
O presidente da Funai, general Ismarth, defendeu ontem em Manaus o projeto de emancipação indígena. Ele afirmou que o objetivo do governo, com esse projeto, não é "tumultuar os valores tribais como muitos pensam" e que é um "pre-julgamento" pensar que o que se quer é promover a desintegração dos povos indígenas. Ele criticou a atuação do cacique Mário Juruna junto a diversas aldeias e declarou que, na sua opinião, ele é "mais branco do que índio". Durante a conferências, estudantes universitários do Amazonas leram uma moção de protesto à proposta de emancipação.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.