De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

A emancipação está na área do debate público

21/12/1978

Fonte: Folha de S.Paulo (São Paulo - SP)



Documentos anexos


O assessor de imprensa da Presidência da República, coronel Rubem Ludwig, garantiu ontem que a emancipação indígena é um assunto em estudo, está na área do debate público e vem sendo tratado calmamente. Em sua opinião, porém, há gente querendo transformar a questão em um problema "quase emocional" e critica a medida sem ter lido o projeto. Ludwig rejeitou, porém, a acusação de que haja no Brasil má intenção em relação aos povos indígenas. Ele afirmou que essa declaração é uma "tremenda injustiça", pois há a intenção de preservá-lo, ajudá-lo. Quanto ao fato do presidente Geisel não ter recebido as lideranças indígenas no Palácio do Planalto, ele afirmou que um presidente não pode ficar à disposição de todo mundo, e tampouco soube afirmar se o documento escrito pelos indígenas foi lido. Rangel Reis, por sua vez, desmentiu a notícia de que a regulamentação do Estatuto do Índio tenha sido encomendada pelo Palácio do Planalto.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.