De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Polícia investiga homicídio de jovem indígena morto a pauladas em RO

18/07/2016

Autor: Júnior Freitas

Fonte: G1- http://g1.globo.com



A Polícia Civil de Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho, investiga a morte de um adolescente indígena de 15 anos. O crime ocorreu na tarde da última sexta-feira (15) na zona rural do município. De acordo com a polícia, que divulgou o caso na manhã desta segunda-feira (18), a vítima foi morta a pauladas por outro adolescente indígena da mesma idade e que mora na mesma aldeia. O menor infrator foi localizado pela Polícia Militar (PM) e em depoimento, no último domingo (17), confessou o crime.

Conforme o boletim de ocorrência, os dois adolescentes são da Aldeia Ricardo Franco localizada na Reserva Indígena de Sagarana, no Rio Guaporé. Após o crime, o menor escondeu o corpo da vítima em um matagal e voltou para casa. Moradores encontraram o corpo da vítima na estrada que dá acesso à aldeia e chamaram a PM. Após denúncia, os policiais localizaram o infrator na tarde do último sábado (16).

A Perícia Técnica Criminal da Polícia Civil foi chamada e realizou os trabalhos periciais no local do crime. A família fez o reconhecimento do corpo, que após a perícia, foi liberado para necropsia, que vai atestar a causa da morte, e em seguida foi liberado para a família.

Em entrevista ao G1, a delegada de Polícia Civil, Fabrízia Elias, disse que durante o depoimento o adolescente confessou a autoria do homicídio e contou detalhes de como o crime aconteceu.

"Eles [vítima e infrator] estavam embriagados e foram juntos para o distrito de Surpresa, onde compraram bebidas alcoólicas. Durante o retorno para a aldeia acabaram se desentendendo. A discussão virou uma briga e houve agressões mútuas, mas o menor infrator se apoderou de um pedaço de madeira e deu vários golpes no rosto e na cabeça da vítima, que morreu no local", declarou Fabrízia.

A delegada explicou ainda que o menor não foi apreendido e o caso foi transferido para a Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DECA).

"O menor infrator foi liberado ao responsável legal em virtude da não flagrância e, posteriormente, foi remetido ao DECA para conclusão do procedimento e remessa do processo ao Ministério Público (MP)", concluiu.

Ao G1, o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio em Guajará-Mirim (Funai), João Soares, relatou que o crime ocorrido é um fato atípico e não há histórico de conflitos entre os indígenas na localidade.

"O que aconteceu foi uma fatalidade, um caso isolado. A aldeia é politizada, com internet, energia elétrica, enfim, é urbanizada. Realizamos constantes trabalhos voltados ao combate à violência, drogas, álcool e doenças sexualmente transmissíveis.Estamos acompanhando o caso e vamos ajudar no que for possível", disse Soares.

De acordo com a Funai, a Aldeia Ricardo Franco é a maior do Rio Guaporé, onde moram mais de 500 índios de várias etnias.



http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2016/07/policia-investiga-homicidio-de-jovem-indigena-morto-pauladas-em-ro.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source