De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ibama vai negar licença prévia da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós

03/08/2016

Fonte: Valor Econômico - http://www.valor.com.br/empresas



Ibama vai negar licença prévia da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós

Daniel Rittner

BRASÍLIA - O processo de licenciamento ambiental da usina hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará, voltará à estaca zero. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negará, nos próximos dias, licença prévia ao empreendimento. Isso significa que o projeto será considerado ambientalmente inviável.
Três pareceres já baseiam uma negativa à usina, que era o próximo grande empreendimento amazônico na mira do governo. Os pareceres são da procuradoria especializada da Advocacia-Geral da União (AGU) no Ibama, da diretoria de licenciamento e da comissão de diretores da autarquia. Falta apenas uma assinatura da presidente do órgão ambiental, Suely Araújo, para finalizar o processo.
Em abril, o Ibama já havia suspendido o licenciamento de Tapajós por causa de manifestação taxativamente contrária da Fundação Nacional do Índio (Funai). A necessidade de remoção de indígenas do povo munduruku fez a Funai rechaçar o projeto da hidrelétrica.
Agora, mais do que suspenso, o processo teria que ser retomado do início e sem nenhuma garantia de prosperar. Seria preciso elaborar, por exemplo, um novo estudo de impacto ambiental (EIA-Rima).
Segundo fontes do governo, a diferença é que agora o licenciamento não será reaberto se a Funai voltar atrás em seu posicionamento anterior.



http://www.valor.com.br/empresas/4657221/ibama-vai-negar-licenca-previa-da-hidreletrica-de-sao-luiz-do-tapajos
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.