De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Cotidiano de tribos indígenas é tema de exposição no Atlântico Shopping

15/08/2016

Fonte: Dia a Dia- http://jornaldiadia.com.br



O Atlântico Shopping recebe a partir desta quinta-feira, 18, a exposição fotográfica 'Naruvotu - De volta a origem', do fotógrafo Leonardo Henrique Constanski. A mostra conta com 20 fotos que retratam o dia a dia das aldeias indígenas Tangurinho e Kuluene, que ficam em Canarana, no Mato Grosso. Os registros foram feitos no ano passado, durante o Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico.

A ideia inicial era documentar através da fotografia o retorno da etnia Naruvotu às suas terras ancestrais, que ficaram fora da delimitação do Parque Indígena do Xingu e foram tomadas por fazendeiros. Porém, as terras não foram liberadas e Leonardo decidiu fotografar o cotidiano dos índios que lá vivem. "Documentei o dia a dia deles e fiz retratos de alguns personagens. Renderam mais de mil fotos. O tema é bastante importante, além do que pude trabalhar de forma livre e experimental. Acredito que consegui capturar a essência do que é a etnia e a cultura indígena", explica.

A exposição integra a programação da segunda edição do Festival de Fotografia de Balneário Camboriú, o BC Foto. Esta é a primeira vez que Leonardo apresenta as fotos fora da universidade. A exposição segue até dia 31, no piso térreo.



http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=185184
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.