De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Mutirão da Cidadania beneficia índios na Reserva Bakairi

20/10/2005

Fonte: Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT



O mutirão realizado pelo Governo do Estado no último final de semana na Reserva Bakairi, localizada a 100 quilômetros de Paranatinga, na região sul de Mato Grosso, foi extremamente positivo na avaliação dos coordenadores da ação, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, através do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e Coordenadoria de Polícia Comunitária.

Junto com a Sejusp, participaram da ação de governo a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), Casa Civil, através da Superintendência de Políticas Indígenas, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Ao todo foram realizados 331 atendimentos diretos e 2.450 indiretos, com um total geral de 2.781 atendimentos.

Na Reserva Bakairi, com 61.405 hectares, vivem 682 índios distribuídos em nove aldeias - Aturua, Paikum, Kaiahoalo, Alto Ramalho, Sawâpa, Cabeceira do Azul, Kuiakuare e Iahodu -, sendo a principal a aldeia Pakuera.

Na aldeia principal, além de um posto médico funciona uma escola que atende cerca de 200 crianças da Pré-escola ao Ensino Médio.

Na Reserva os índios Bakairi cultivam arroz, mandioca, banana, cana e algumas famílias criam individualmente aproximadamente mil cabeças de gado, para subsistência. Depois de distribuir o alimento entre as famílias, o excedente é comercializado.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.