De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Parceria do Governo garante realização dos Jogos Indígenas Xucuru- Kariri

17/12/2016

Fonte: Agência Alagoas- http://www.agenciaalagoas.al.gov.br



Parceria estabelecida entre o Governo de Alagoas e Fundação Nacional do Índio (Funai) garantiu a primeira edição dos Jogos Indígenas de Alagoas.

A competição, que reuniu nove povos indígenas, teve início na terça-feira (13) e foi encerrada na noite desta sexta-feira (16), na Aldeia Mãe Serra do Capela, na cidade de Palmeira dos Índios.

A reserva indígena Xucuru-Kariri foi escolhida para sediar a primeira edição dos Jogos Indígenas Xucuru- Kariri. O Departamento de Estradas de Rodagens (DER/AL) enviou técnicos e máquinas para revitalizar a estrada de acesso à aldeia, bem como a preparação das áreas onde aconteceram as disputas.

O torneio contou com a participação de mais 200 indígenas selecionados em 15 modalidades, como arco e flecha, arremesso de lança, corrida de maracá, cabo de força, zarabatana, tiro de capim amargo, futebol, luta corporal, entre outras disputas.

A Aldeia Mãe Serra do Capela, em Palmeira dos Índios, recebeu competidores dos povos Xucuru-Kariri, Geripancó, Tingui-Botó, Wassu Cocal, Kariri-Xocó, Karapotó e Kalancó. Foram convidados povos indígenas das cidades de Pariconha, Água Branca, Inhapi, São Sebastião, Feira Grande, Joaquim Gomes e Traipu.

Também prestigiaram os jogos povos indígenas de Pernambuco (Fulni-ô e Pankararu) e do Mato Grosso (Paresi).

Além da realização dos jogos, foi montado na aldeia um centro de convivência com exposição de artesanato indígena, desfiles, danças e outras atividades culturais com a permissão e apoio do cacique Manoel Celestino.


Troféus


No encerramento dos jogos, na noite desta sexta-feira (16), o secretário-executivo da Vice-Governadoria, Josivan Vital, representou o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, na entrega dos troféus aos vencedores de cada competição.

A articuladora-geral da primeira edição dos Jogos Indígenas de Alagoas, Graciliana Wakanã, agradeceu o apoio do governo de Alagoas na realização do evento.

"Tudo foi feito para celebrar a união dos povos e o fortalecimento da cultura indígena. Não houve vencedores ou derrotados. Todos saíram ganhando porque o mais importante foi a valorização das nossas tradições", explicou.

Por sua vez, o cacique Celestino também agradeceu ao governador Renan Filho pelo apoio à Cultura Indígena. "Defendo que seja feito um decreto que se transforme em lei para que os futuros governos mantenham a realização dos jogos que são importantes para fortalecer as políticas públicas voltadas para os povos indígenas e nossa cultura", afirmou.

Após a entrega dos troféus aos vencedores de cada competição, todos os povos se reuniram para celebrar o sucesso do evento com rituais e tradicional dança do toré.



http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/12635-parceria-do-governo-garante-realizacao-dos-jogos-indigenas-xucuru-kariri
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.