De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indígenas desfilam no Carnaval do Rio por seus direitos

27/02/2017

Fonte: Survival International- http://www.survivalbrasil.org



Indígenas brasileiros desfilaram ontem na Sapucaí dando visibilidade à luta por suas terras e às ameaças constantes que sofrem.

O desfile dos indígenas foi parte do samba enredo "Xingu, o clamor que vem da floresta" da Imperatriz Leopoldinense no Carnaval 2017 do Rio de Janeiro, e contou com a presença de 17 lideranças indígenas como o renomado Cacique Raoni do povo Kayapó.

A letra do samba gerou polêmica e causou ira em setores do agronegócio por homenagear os povos indígenas do país e expor as ameaças vividas por estes desde o início da colonização do Brasil, criticando o contínuo roubo de terras indígenas e a devastação da natureza feitos em nome do "progresso." As críticas à controversa hidrelétrica de Belo Monte e às ameaças sofridas pelos indígenas levaram inclusive a declarações racistas feitas por uma apresentadora da TV Record que afirmou que indígenas vão "ter que morrer de malária."

Sonia Guajajara disse: "Obrigado à escola por nos dar um elemento a mais para a luta, em um momento em que enfrentamos alianças políticas e econômicas poderosas. O Carnaval pode politizar o debate e fortalecer a luta dos povos indígenas."

O incômodo do agronegócio com a letra ocorre em meio a um agravamento dos ataques aos povos indígenas no país, tanto no campo com o aumento da violência, quanto no Congresso com o enfraquecimento contínuo da FUNAI e projetos de lei que visam dificultar o reconhecimento de terras e enfraquecer os direitos arduamente conquistados pelos indígenas. Essas propostas, caso implementadas, seriam desastrosas para tribos ao redor do país e estão sendo rejeitadas por indígenas e seus aliados, inclusive apoiadores da Survival ao redor do mundo.

Babau Tupinambá, líder indígena, disse: "Os povos indígenas não vão parar de lutar pelo seu direito. Nenhum povo vai desistir de lutar para existir. Já ocupamos nossa terra, vivemos o tempo todo aqui, nunca saímos."

Ao redor do planeta, sociedades industrializadas submetem os povos indígenas a violência genocida, escravidão e racismo para que possam roubar suas terras, recursos e mão-de-obra em nome de "progresso" e "civilização." O roubo de terras indígenas destrói povos autossustentáveis e seus modos diversos de vida. Causa doenças, miséria e suicídio. As evidências são incontestáveis.



http://www.survivalbrasil.org/ultimas-noticias/11583
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.