De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Brasil é julgado em corte internacional por violar direitos indígenas

22/03/2017

Autor: Hellen Leite

Fonte: Correio Braziliense- http://www.correiobraziliense.com.br



O Estado brasileiro está no banco dos réus da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). O motivo: o país é acusado de transgredir os direitos do povo indígena Xukuru. Essa é a primeira vez que o Brasil enfrenta esse tipo de acusação em uma corte internacional por violações de direitos de povos originários.

O julgamento foi inciado na terça-feira (21/3). A Corte analisará a violação do direito de propriedade coletiva do povo Xukuru, do direito às garantias judiciais e à proteção judicial e do direito à integridade pessoal, todos previstos na Convenção Americana sobre Direitos Humanos, à qual o Estado brasileiro aderiu em 1969. Todas essas questões estão relacionadas diretamente à demora do Estado brasileiro em garantir aos xukurus a demarcação de sua terra tradicional, que fica em Pernambuco.

O caso dos Xukuru é emblemático para entender a situação vivenciada hoje pelos povos indígenas em todo o Brasil. Entre o início dos estudos e o registro em cartório, a demarcação da Terra Indígena Xukuru levou mais de uma década. Durante esse período, cinco indígenas e um procurador da Fundação Nacional do Índio (Funai) foram assassinados por disputas de terra dentro do território tradicional do povo indígena.

"Esse julgamento traz a possibilidade de uma reparação histórica do processo de luta do povo pela demarcação, que custou muitas vidas. O Estado tinha todas as condições de fazer avançar o processo administrativo, sem que tivéssemos que expor nossas lideranças à luta e sem que precisássemos sofrer com os assassinatos, a violência e a criminalização", afirma o cacique Marcos Xukuru, que acompanha o julgamento na Guatemala.

O caso dos Xukuru foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em 2002. No relatório de mérito do caso, divulgado em julho de 2015, a CIDH conclui que o Estado brasileiro é responsável pelas violações de direitos do povo Xukuru e faz recomendações ao Estado brasileiro, não cumpridas até hoje.

Agora, os representantes dos indígenas e o Estado têm até 24 de abril para apresentar novas alegações. Só então a corte emitirá sua sentença sobre o caso, condenando ou absolvendo o Brasil das acusações.



http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2017/03/22/internas_polbraeco,582763/amp.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.