De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Mozarildo denuncia falta de assistência à saúde dos Yanomami

19/01/2006

Autor: Geraldo Sobreira

Fonte: Agência Senado-Brasília-DF



Em discurso no Plenário, nesta quinta-feira (19), o senador Mozarido Cavalcanti (PTB-RR) afirmou que os índios Yanomami que habitam a reserva com esse nome na fronteira de Roraima com a Venezuela enfrentam uma epidemia de malária. Mozarildo criticou o governo, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a organização não-governamental (ONG) Urihi - Saúde Yanomami - pela má qualidade da assistência à saúde desse povo indígena.

A ONG, segundo o senador, tem contrato com a Fundação Nacional de Saúde para prestar assistência médica aos índios Yanomami e conta com o apoio do Cimi. Essa organização religiosa, disse Mozarildo, apóia organizações não-governamentais com participação de estrangeiros nas reservas indígenas.

Mozarildo apelou ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que julgue o mérito das ações que contestam a criação da reserva Raposa Terra do Sol. Com uma extensão de 1,7 milhões de hectares, a área da reserva, segundo Mozarildo, abriga milhares de pequenos agricultores, entre eles os responsáveis por grande parte da produção de arroz do Estado.

Esses agricultores, disse Mozarildo, são constrangidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que tenta forçá-los a abandonar suas plantações e residências. Em aparte, o senador Augusto Botelho (PDT-RR) disse que, com indenizações de pouco valor - cerca de R$ 15 mil -, resta a esses agricultores ir para a periferia de Boa Vista.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.