De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Comunidades e hotéis que permitem ao hóspede fazer uma visita à natureza

28/05/2017

Autor: Laynna Feitosa

Fonte: A Crítica acritica.com



Há dias em que tudo o que queremos é esquecer o cinza-esverdeado da capital do Amazonas e sair por aí, para respirar ar puro, tomar um banho de rio e vivenciar uma realidade bem diferente da urbana. Com o fechamento do Ariaú Amazon Towers, hotel que proporcionava uma experiência "in loco" junto à natureza, vários outros hotéis e agências de turismo surgiram para potencializar os passeios turísticos regionais. O BEM VIVER traz, neste domingo, alguns estabelecimentos que seguem exatamente essa proposta, seja proporcionando visitas de um dia ou pacotes inteiros.

Base comunitária

O turismo sustentável é a bola da vez nos roteiros amazônicos e a dica é passar por três comunidades: a indígena Três Unidos, a 64 km de Manaus (na Área de Proteção Ambiental do Rio Negro); e as ribeirinhas Saracá e Tumbira, a 70 e 75 km da capital (ambas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro). As comunidades são beneficiadas pelo Programa Bolsa Floresta, que por meio da Fundação Amazonas Sustentável, Bradesco e Fundo Amazônia/BNDES incentiva o turismo como uma alternativa sustentável de geração de renda para os nativos dos núcleos comunitários.

É possível fazer um roteiro de lancha pelas três comunidades ou partindo de Manaus para cada uma delas, separadamente. O ponto de partida para os visitantes geralmente é a Marina do Davi. Na comunidade Três Unidos há o restaurante Sumimi, comandado por mulheres indígenas e que serve cafés e almoços regionais. A comunidade sedia o projeto "Repórteres da Floresta", que incentiva os indígenas a produzirem informação por meio de texto, foto e vídeo, um programa de gestão de resíduos bem articulado e artesanatos à venda.

A Comunidade Saracá tem o restaurante Encanto do Saracá, que serve peixes fresquinhos para os visitantes, como tambaqui, jaraqui e matrinxã. A comunidade de Tumbira é como uma mini cidade ribeirinha: possui campo de futebol, pousada, uma capela, um bar e é a sede de um projeto de geração de energia solar. Todas as três comunidades possuem praias privativas. Informações e reservas: (92) 3371-1165 - Comunidade Saracá; (92) 99146-4667 - Comunidade do Tumbira; (92) 99322-1083 - Comunidade Três Unidos.

Ilha Águia Branca

Localizado na entrada de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, o sítio arqueológico está a cerca de 40 km de Manaus. O embarque é feito no porto de Manaus e leva-se cerca de 1 hora e 30 minutos de lancha ou 3 horas de barco regional. O charme do lugar são os 12 bangalôs suspensos na altura das árvores a acomodarem os hóspedes, além de uma acomodação exótica que simula um "ninho" no meio das árvores, com visão para o arquipélago.
Feito de madeira caída da mata, o hotel possui uma boate comunitária, e um salão de jogos para a prática de xadrez, baralho e outros. Os passeios que o hotel disponibiliza são a visita ao Encontro das Águas, visita à casa de artesanato flutuante, mergulho com botos, caminhada instrutiva na selva, visita e ritual em tribo indígena, passeio de canoa para observação dos animais noturnos e pôr-do-sol nas Anavilhanas. Informações e reservas: (92) 3071-3158/(92) 99261-5035.

Para chegar até o hotel, localizado no Rio Tarumã, se gasta cerca de 20 minutos de lancha da Marina Tauá até o local. A estrutura do hotel conta com uma praia de rio privativa, quatro piscinas naturais, loja de conveniência, salão de jogos e um píer flutuante. Por meio do hotel, é possível visitar uma tribo indígena, interagir com botos, visitar a Casa do Caboclo para aprender sobre os costumes e tradição dos ribeirinhos, visitar a Floresta dos Macacos, um centro de reabilitação de animais silvestres, além de fazer focagem noturna de jacaré. Informações e reservas: (92) 3622-2612/(92) 99146-0575.

Com apenas um ano de vida, o hotel de selva fica nos arredores da comunidade de Acajatuba, a 69 km de Manaus. Para chegar lá, basta 1h30 indo de carro pela AM-070 e mais 25 minutos de barco. Há a opção de ir pelo píer do Tropical Hotel, gastando o tempo de 1h20. O hotel ficou famoso por hospedar atores da novela "A Força do Querer", da Rede Globo, gravada na comunidade, a exemplo de Isis Valverde, Marco Pigossi e Dandara Mariana. Entre as excursões tradicionais organizadas, o hotel também leva os clientes para visitar a comunidade e ter a chance de conhecer a casa dos personagens Ritinha e Zeca. Informações e reservas: (92) 99411-5889\ (92) 9122-0436/(92) 99249-8694.

A agência oferece tantos passeios de um dia (Encontro das Águas, Parque Ecológico Janauary, interação com os botos e ritual indígena na tribo Dessana) quanto passeios de 15 dias na floresta - a unidade possui hotéis parceiros e uma pousada de selva própria, o Iguana Lodge. As localidades de passeios da operadora são diversas, mas a maioria dos passeios feitos é para o lago do Juma, a 150 km de Manaus. O ponto de partida para passeios de um dia é o porto flutuante do Centro. Já os passeios de mais dias demanda a saída do porto do Ceasa. O preço dos passeios começa em R$ 170 (por pessoa), variando conforme a quantidade de dias e locais visitados. Informações e reservas (92) 3633-6507 ou (92) 99105-5659.



http://www.acritica.com/channels/entretenimento/news/hoteis-e-agencias-que-permitem-ao-cliente-fazer-uma-visita-pela-natureza-regional
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source