De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios libertam os funcionários do Vale do Rio Doce

09/02/2006

Fonte: Terra-São Paulo-SP



Os índios da comunidade Guajajara, no Maranhão, libertaram na manhã desta quinta-feira os quatro funcionários da Companhia Vale do Rio Doce que eram mantidos reféns desde terça-feira.

Índios seqüestram empregados da Vale do Rio Doce

Funai e Funasa tentam acordo com índios no MA
De acordo com a rádio CBN, a liberação ocorreu por volta das 8h55. Os índios armados com arcos e flechas ocupavam um trecho da Estrada de Ferro de Carajás (EFC), obstruindo o tráfego e provocando a paralisação do transporte. Eles exigiam a melhoria do atendimento de saúde promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Na tarde desta quarta-feira, dois servidores indigenistas e um procurador da Fundação Nacional do Índio (Funai) estiveram no município de Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão, para realizarem as negociações. De acordo com a assessoria de imprensa, os representantes da Funai sugeriram aos manifestantes uma reunião em Brasília com o presidente da Funasa e da Funai para solucionarem as reivindicações de forma pacífica.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.