De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Trabalhadores em saúde da FUB realizam manifestação

21/02/2006

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



Coordenação da Funasa propõe a liberação dos salários dos trabalhadores da conveniada
Quatorze dias de atraso do salário levou os trabalhadores em saúde da Fundação Universidade de Brasília (FUB) a realizarem, na manhã de ontem, uma manifestação em frente à sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Os trabalhadores atuam na prestação de saúde no atendimento básico na área indígena Yanomami através de convênio da FUB com a Funasa e ameaçam não seguirem para a área.
A coordenação regional da Funasa comunicou que, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o repasse do pagamento de mais uma parcela do convênio com a FUB, no valor de R$ 3,5 milhões, não ocorreu devido à falta da prestação de contas dos gastos realizados pela conveniada.
Ramiro Teixeira, coordenador da Funasa, explicou que para não haver suspensão dos trabalhos na área indígena existe uma proposta para a liberação do valor para pagamento dos salários dos servidores da FUB. "Já é de conhecimento da presidência da Funasa esse problema e para que haja essa liberação do pagamento de salários desses trabalhadores de saúde. As outras demandas serão discutidas com a gerência da FUB", disse.
A proposta do coordenador será para manter o serviço de saúde indígena e assim os índios não sofram a descontinuidade na prestação do atendimento de saúde básica nos 20 pólos-base que são de responsabilidade da FUB.
A pendência na prestação de contas já vem ocorrendo há algum tempo, e o coordenador explicou que foi feito um acordo com o Ministério Público Federal e a FUB não cumpriu. "Nos já pagamos valores sobrestados, dentro de um acordo com o Ministério Público Federal. Mas os problemas vêm se repetindo e nos desgastamos, além de prejudicar o nome da Funasa. No momento e em outros momentos também disponibilizamos os recursos. Agora não podemos pagar pela desorganização da Universidade de Brasília que é a responsável pela FUB", ponderou.
A Coordenação da Funasa entendeu a complexidade da assinatura do convênio na época, devido a uma estrutura consolidada e que supriria a necessidade. "Com o passar do tempo, detectamos que realmente não é bem isso. A UnB na sua gerência do convênio ficava muito a desejar, uma série de problemas foi surgindo e a gente sempre tentando resolver. Agora estamos estudando com os técnicos da Funasa presidência a rescisão do contrato com a FUB e firmar com a Fundação Ajuri", explicou.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.