De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Servidores não retornam ao trabalho na reserva Yanomami após pagamento

04/03/2006

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



Embora os 220 trabalhadores em saúde indígena tenham recebido o salário ontem, conforme tinha informado o coordenador-geral de convênios da UnB (Universidade de Brasília), Cláudio Machado, a categoria não tem previsão de retornar à reserva Yanomami, na região do Município de Alto Alegre.

A decisão foi tomada ontem pela manhã em assembléia geral extraordinária, no auditório da Funasa. Segundo o presidente do sindicato da classe, Rondinele Rodrigues, o motivo seria o não pagamento da ajuda de custo para que os servidores comprem alimentação.

"Receber o pagamento não significaria que voltaríamos para a área, pois existem outras questões que estão indefinidas, além da ajuda de custo", ressaltou Rodrigues, dizendo que a categoria irá se reunir segunda-feira para rever essas questões.

Questionado sobre quais questões seriam essas o sindicalista preferiu não enumerá-las, mas informou que tratam da prestação de contas que terão que ser esclarecidas, repasses que não sabem se vão ocorrer com regularidade e a suspensão do contrato entre Funasa e Fubra. "Há uma série de coisas e precisamos estar a par de tudo", frisou.

FUNASA - O coordenador da Funasa em Roraima, Ramiro Teixeira, afirmou que vai continuar com o processo de contratação eventual de novos técnicos até que os trabalhadores decidam voltar à área.

Quanto ao cancelamento do contrato entre Funasa e Fubra, informou que está em processo de negociação com a Universidade Federal de Roraima (UFRR). "Já houve reunião com a instituição, quando repassamos informações para que a UFRR tenha uma visão de como é o Distrito Yanomami", comentou.

Segundo o coordenador, com base nas informações a UFRR poderá elaborar e apresentar uma proposta para que seja firmado o contrato, que será submetido à apreciação do reitor da universidade e Funasa e depois encaminhado à presidência da Funasa em Brasília.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.